gov.br

Escritório de Tecnologia Social – ETECS

Artigos

A atuação do ETecS para realização de caracterização de solos visando orientar projeto de fundações para a Ocupação Carlos Marighella em Fortaleza-CE.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um trabalho de articulação entre equipes universitárias e uma empresa privada com o objetivo de elaborar um estudo de caracterização do solo, a fim de subsidiar a elaboração de projetos para habitações de interesse popular na Ocupação Carlos Marighella (OCM), em Fortaleza-CE. O presente estudo descreve os procedimentos de aproximação entre a universidade e a comunidade, bem como a participação da empresa responsável pelos ensaios e análises geotécnicas. O estudo se propõe a apresentar elementos que viabilizarão o fornecimento de orientações visando o uso mais racional do subsolo local, o projeto e a futura execução das fundações. Dados preliminares permitem a identificação do tipo de fundação a ser adotado. A atuação do ETecS (Escritório de Tecnologia Social) possibilita prestar um serviço de engenharia de qualidade para comunidades carentes e fornecer aos alunos formação técnica e cidadã.

Autores: Dalila Almeida do Nascimento, Ilana Tôrres Pontes, Moudilayne Freire, Carlos Estêvão Rolim Fernandes, Alfran Sampaio Moura, Alexandre Araújo Bertini, Arilena Nobre Gois.

Este artigo foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) em 2022. Clique no link para ir direto ao site do ENEDS e conferir nosso artigo https://anais.eneds.org.br/index.php/eneds/article/view/629

Palavras-chave: engenharia popular, extensão universitária, habitação social, ocupações urbanas, sondagem à percussão.

A Atuação do Escritório de Tecnologia Social no Âmbito da Regularização Fundiária de Imóveis em Fortaleza-CE

Resumo

Este artigo visa apresentar o modo que o Escritório de Tecnologia Social (ETecS) da Universidade Federal do Ceará atua no combate à desigualdade social por meio da produção de projetos de regularização fundiária na população da cidade de Fortaleza-CE, tendo como meta colaborar na expansão do número de imóveis regularizados na capital do Ceará. O ETecs é um projeto de extensão, existente há 17 anos, cujo foco é tornar serviços de engenharia e arquitetura acessíveis à população, visando solicitantes que se encaixam no perfil socioeconômico prescrito na Lei 11.888/2008 de Assistência Técnica Gratuita. Portanto, a atuação do EtecS nesse âmbito é relevante para que mais pessoas possam ser integradas no contexto legal das cidades e que o conhecimento dessas ações contribuam para a garantia dos direitos humanos, bem como o acesso à moradia de maneira plena e segura.

Autores: Emille Barroso Cavalcante, Leonildo de Sousa Ferreira, Paulo Ricardo Lopes de Freitas, Carlos Breno de Sousa Ponciano, Gleiciane Uchoa Silva, Alexandre de Araújo Bertini.

Este artigo foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) em 2022. Clique no link para ir direto ao site do ENEDS e conferir nosso artigo https://anais.eneds.org.br/index.php/eneds/article/view/646

Palavras-chave: assistência técnica gratuita, engenharia social, projeto, regularização fundiária, tecnologia.

A Atuação do Escritório de Escritório de Tecnologia Social no Combate á Desigualdade Social Através da Regularização Fundiária

Autor Principal: Leonildo de Souza Ferreira

Co-Autores: Ilana Torres Pontes, Moudilayne Suyanne Portela Freire, Arilena Nobre Gois, Larissa Pinto Araujo.