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Escritório de Tecnologia Social – ETECS

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Artigos

A atuação do ETecS para realização de caracterização de solos visando orientar projeto de fundações para a Ocupação Carlos Marighella em Fortaleza-CE.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um trabalho de articulação entre equipes universitárias e uma empresa privada com o objetivo de elaborar um estudo de caracterização do solo, a fim de subsidiar a elaboração de projetos para habitações de interesse popular na Ocupação Carlos Marighella (OCM), em Fortaleza-CE. O presente estudo descreve os procedimentos de aproximação entre a universidade e a comunidade, bem como a participação da empresa responsável pelos ensaios e análises geotécnicas. O estudo se propõe a apresentar elementos que viabilizarão o fornecimento de orientações visando o uso mais racional do subsolo local, o projeto e a futura execução das fundações. Dados preliminares permitem a identificação do tipo de fundação a ser adotado. A atuação do ETecS (Escritório de Tecnologia Social) possibilita prestar um serviço de engenharia de qualidade para comunidades carentes e fornecer aos alunos formação técnica e cidadã.

Autores: Dalila Almeida do Nascimento, Ilana Tôrres Pontes, Moudilayne Freire, Carlos Estêvão Rolim Fernandes, Alfran Sampaio Moura, Alexandre Araújo Bertini, Arilena Nobre Gois.

Este artigo foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) em 2022. Clique no link para ir direto ao site do ENEDS e conferir nosso artigo https://anais.eneds.org.br/index.php/eneds/article/view/629

Palavras-chave: engenharia popular, extensão universitária, habitação social, ocupações urbanas, sondagem à percussão.


A Atuação do Escritório de Tecnologia Social no Âmbito da Regularização Fundiária de Imóveis em Fortaleza-CE

Resumo

Este artigo visa apresentar o modo que o Escritório de Tecnologia Social (ETecS) da Universidade Federal do Ceará atua no combate à desigualdade social por meio da produção de projetos de regularização fundiária na população da cidade de Fortaleza-CE, tendo como meta colaborar na expansão do número de imóveis regularizados na capital do Ceará. O ETecs é um projeto de extensão, existente há 17 anos, cujo foco é tornar serviços de engenharia e arquitetura acessíveis à população, visando solicitantes que se encaixam no perfil socioeconômico prescrito na Lei 11.888/2008 de Assistência Técnica Gratuita. Portanto, a atuação do EtecS nesse âmbito é relevante para que mais pessoas possam ser integradas no contexto legal das cidades e que o conhecimento dessas ações contribuam para a garantia dos direitos humanos, bem como o acesso à moradia de maneira plena e segura.

Autores: Emille Barroso Cavalcante, Leonildo de Sousa Ferreira, Paulo Ricardo Lopes de Freitas, Carlos Breno de Sousa Ponciano, Gleiciane Uchoa Silva, Alexandre de Araújo Bertini.

Este artigo foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) em 2022. Clique no link para ir direto ao site do ENEDS e conferir nosso artigo https://anais.eneds.org.br/index.php/eneds/article/view/646

Palavras-chave: assistência técnica gratuita, engenharia social, projeto, regularização fundiária, tecnologia.


A Atuação do Escritório de Escritório de Tecnologia Social no Combate à Desigualdade Social Através da Regularização Fundiária.

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social (ETecS) surgiu em 2005 como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) que atua no combate à desigualdade social através de projetos de regularização fundiária para famílias de baixa renda. O ETecS tem trabalhado para mitigar o problema de imóveis não regularizados em Fortaleza, fornecendo serviços gratuitos às famílias com renda de até três salários mínimos que necessitam dessa assistência. O objetivo deste trabalho é apresentar como se concebe todo o processo, desde a sua solicitação até a entrega do projeto ao solicitante. Para que possa usufruir desse serviço, o interessado preenche um formulário eletrônico com seus dados. Essa demanda também pode ser encaminhada pela Defensoria Pública do Estado do Ceará bem como pelos núcleos de práticas jurídicas das Universidades de Fortaleza. A solicitação é analisada pelo escritório, verificando se o solicitante se encaixa nas precondições segundo a Lei Federal n° 11.888/2008, em que famílias com renda mensal de até três salários mínimos têm direito de receber assistência técnica gratuita nas áreas de engenharia e arquitetura, e, também, com aferição do critério de que o escritório apenas realiza a assistência em terrenos com área de até 250 m²; em seguida, faz-se o contato com o solicitante e uma visita é marcada. Durante a visita, é feito um levantamento das medidas do imóvel para confeccionar uma planta de situação e um memorial descritivo; após feitos, são revisados e assinados pelos profissionais do escritório que é composto por um engenheiro civil e uma arquiteta; e, por fim, o projeto é devolvido ao solicitante. Até o ano de 2021, o ETecS realizou mais de 1200 projetos, incluindo regularização fundiária, sendo mais de 900 famílias beneficiadas com a assistência técnica do escritório. Sendo assim, percebe-se que o ETecS contribui com seu propósito extensionista, tornando acessível o processo de regularização fundiária para pessoas de baixa renda.

Autores: Leonildo de Souza Ferreira, Ilana Torres Pontes, Moudilayne Suyanne Portela Freire, Arilena Nobre Gois, Larissa Pinto Araujo.

Este artigo foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) em 2022. Clique no link para ir direto ao site do ENEDS e conferir nosso artigo https://anais.eneds.org.br/index.php/eneds/article/view/646

Palavras-chave: assistência técnica gratuita, engenharia social, projeto, regularização fundiária, tecnologia.


O Impacto de Uma Orientação Adequada Através Da Arquitetura Social Para Pessoas De Baixa Renda (Escritório De Tecnologia Social –  TB00.2005.PJ.0062).

Resumo

O sonho da casa própria é almejado pelas mais variadas esferas da sociedade, programas como o “Minha casa, Minha vida” do Governo Federal proporcionaram que esse desejo se tornasse realidade, seja por entregar uma unidade habitacional pronta para morar ou financiando terrenos e imóveis, principalmente para a população de baixa renda. Essa satisfação inicial vem acompanhada de fatores que influenciam uma boa qualidade de vida de quem mora ou pretende morar no bem adquirido. No caso de quem possui o imóvel já construído, a dúvida é como tornar o espaço funcional à rotina de cada família e esteticamente agradável para todos os beneficiados, e, para os que ainda irão construir podem ser inseridas além dos já citados fatores, outros, tais como: disposição dos ambientes, método construtivo, relação com o entorno, entre outros. Essas questões poderiam ser melhor respondidas caso houvesse orientação de profissionais qualificados. Infelizmente, há um afastamento entre eles, o que afeta em grande medida a população carente, pois o proprietário desassistido de um profissional qualificado para orientá-lo acerca do espaço habitado, pode ser determinante para a mudança de uma boa para uma má qualidade de vida, com o propósito de inverter esse cenário atual buscamos através de pesquisa de campo obter dados mais concretos para responder esse dilema profissional/população de baixa renda, para que ambas as partes tomem conhecimento de suas devidas importâncias e mostrar possibilidades que estimulem um novo modelo de negócios voltado para a suas necessidades, exemplificando através de projetos já executados e comprovados em sua vivência, mostrando o impacto que uma orientação adequada pode causar na vida das pessoas. Incentivando assim uma procura maior dos serviços de assistência de profissionais especializados, respeitando às leis e normas vigentes no país proporcionando ao usuário uma viabilidade financeira, à qualidade dos espaços e a inserção urbana de maneira adequada.

Autores: Sylyanne Braz de Lima, Isabel Cristina Nibon, Vinícius Fernandes Muniz.

Este artigo foi trabalho pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXVII Encontro de Extensão em 2018.


Modelo DE Negócios De Impacto Social Na Habitação Para Baixa-Renda (Escritório De Tecnologia Social – TB00.2005.PJ.0062e).

Resumo

Segundo levantamento realizado pela Fundação João Pinheiro, a demanda habitacional no Brasil passava dos 6 milhões de residências em 2015, considerando não só o incremento de novas casas, em grande parte devido à coabitação e o adensamento excessivo, mas também a reposição do estoque, englobando também aquelas sem condições de serem habitadas em razão da precariedade das construções, recorte que chega próximo a 1 milhão de residências nacionalmente. Só em Fortaleza, mais de 1 milhão de pessoas vivem em ambientes urbanos precários, sem acesso às necessidades básicas de infraestrutura e salubridade. Esse número representa quase metade da 5º cidade mais populosa do Brasil, via de regra composto por famílias de baixa renda sem acesso a cidade formal, as quais segregadas inclusive de sua dinâmica econômica, precisam recorrer à informalidade para executar obras em suas residências, acarretando em alguns problemas corriqueiros, mas não menos prejudiciais, como o desperdício excessivo de materiais, geralmente descartados de forma inapropriada, o uso de mão de obra desqualificada, devido ao alto investimento necessário para acesso a profissionais experientes, e por fim, o longo período demandado de tempo, assim como de esforço e dinheiro, até o término da obra, as quais muito comumente não chegam ao fim. E é nesse contexto que o presente trabalho, baseando-se nas experiências em São Paulo do Programa Vivenda e Moradigna, pretende apresentar uma resposta às problemáticas da informalidade nos bairros periféricos de Fortaleza, idealizando um modelo de negócios focado em famílias de baixa renda, as quais buscam assistência técnica qualificada, porém acessível, para realizar reformas essenciais à saúde, bem-estar e conforto em suas residências, confiando a própria prestadora do serviço responsabilizar-se desde a etapa projetual ao acabamento final, indicando a mão de obra e flexibilizando os meios de pagamentos às realidades da população local.

Autores: Vinicius Fernandes Muniz, Vítor Mourão Barroso, Isabel Cristina Nibon, Sylyanne Braz de Lima.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXVII Encontro de Extensão em 2018.


Influência Da Aprendizagem Cooperativa No Escritório De Tecnologia Social (ETecS- TB00.2005.PJ.0062).

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social (ETecS) é formado por coordenadores fixos (normalmente ligados à Universidade Federal do Ceará e que prestam assistências aos bolsistas) e por alunos, na sua ampla maioria, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. É possível observar no ETecS uma metodologia de aprendizagem que foge à metodologia tradicional de ensino praticada na nossa sociedade: a aprendizagem cooperativa. Essa pode ser definida como um processo educacional no qual os envolvidos trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente para alcançarem um objetivo comum. Para que a aprendizagem seja entendida como cooperativa é necessário que as seguintes características sejam verificadas: interdependência positiva; responsabilidade individual; interação face a face; desenvolvimento de habilidades interpessoais e grupais e avaliação do processo do trabalho da célula de modo a melhorar o funcionamento do mesmo (feedback). Essas características são consideras os pilares da aprendizagem cooperativa. O objetivo desse trabalho é demostrar como a aprendizagem cooperativa está inserida no ETecS, identificando os cinco pilares nas ações cotidianas dos bolsistas. Para a realização dessa análise, foi utilizada a experiência anterior das autoras desse trabalho com a aprendizagem cooperativa por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) e revisão da literatura existente. Espera-se com esse trabalho demostrar os benefícios que a aprendizagem cooperativa tem para a sociedade

Autores: Isabel Crsitina Nibon De Carvalho, Elizabete Félix, Sylyanne Braz de Lima, Herbet Batista, Vinícius Fernandes Muniz.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXVII Encontro de Extensão em 2018.


Regularização Fundiária: Importância Social e Atuação Do ETecS.

Resumo

A regularização fundiária é um procedimento que visa legalizar a permanência de moradores em construções civis assentadas sem a observância das normas de uso e ocupação do solo urbano e, acessoriamente, a promoção de melhorias no meio ambiente urbano e na qualidade de vida da população. Os assentamentos apresentam normalmente dois tipos de irregularidade fundiária: irregularidade dominial, quando o possuidor ocupa uma terra pública ou privada, sem qualquer título que lhe dê garantia jurídica sobre essa posse; urbanística e ambiental, quando o parcelamento não está de acordo com a legislação urbanística e ambiental e não foi devidamente licenciado. Em se tratando de assentamentos de população de baixa renda, são necessárias medidas sociais, de forma a propiciar o exercício digno e regular do direito à moradia. Valendo-se de pesquisas bibliográficas e baseando-se nos serviços já prestados no âmbito do Escritório de Tecnologia Social, o presente trabalho visa apresentar o conceito de regularização fundiária, sua importância social e como o ETecS atua na efetivação de regularizações fundiárias na cidade de Fortaleza e região metropolitana. Também far-se-á uma análise do Manual Geral que instrui a realização do processo de regularização fundiária junto ao Poder Público. Conclui-se que o projeto desenvolvido pelo ETecS já beneficiou mais de 900 famílias ao longo dos seus 15 anos de atuação, propiciando a legalização dessas moradias e dessa forma cumprindo seu papel social.

Autores: Sarah Oliveira Lucas, Taís Ferreira da Silva, Antônio Luigi de Souza Carvalho.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXIX Encontro de Extensão em 2020 de forma on-line.


Influência Social Da Regularização Fundiária Em Comunidade Pelo ETecS.

Resumo

A Regularização Fundiária consiste em um conjunto de ações de cunho jurídico, urbanístico, sociais e ambientais, as quais tem como finalidade a regularização de assentamentos irregulares. Nesse sentido, o ETecS (Escritório de Tecnologia Social), por meio de assistência técnica gratuita em arquitetura/engenharia civil, e em parceria com a Defensoria Pública, tem buscado atender veementemente a demanda de assentamentos irregulares na cidade de Fortaleza-CE. O Escritório de Tecnologia Social, desde sua fundação, já realizou mais de novecentos projetos para famílias de baixa renda. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar um recente projeto de Regularização, realizado em parceria com a Defensoria Pública, no qual envolveu a Comunidade Deus é Fiel, no bairro Cajazeira. A Comunidade é constituída por cerca de 120 famílias, sendo que por falta de opção de moradia ocuparam um terreno abandonado por mais de seis décadas. Nas visitas realizadas no terreno percebeu-se a falta de infraestrutura elétrica e sanitária, que foi executada sem a presença de um profissional da área, apresentando falta de segurança elétrica e sanitária para comunidade. Somado a isso, ao observar os limites internos do terreno notou-se que grande parte, se não toda, do despejo do esgoto do bairro é feito no terreno, ao lado da maioria das moradias, ocasionando uma poluição por odor. Por fim, este trabalho busca apresentar como foi feita a primeira etapa de um processo de regularização que desta vez, mudará a vida de todas as famílias da Comunidade Deus é Fiel, por meio dos primeiros dados das limitações do terreno, área e georreferiamento, sendo aplicado pelos estudantes de Engenharia Civil Luigi e Luís em período pandêmico, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pela comunidade para execução do projeto.

Autores: Antonio Luigi de Souza Carvalho, Luis Fernando Bernardo Sousa.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXIX Encontro de Extensão em 2020 de forma on-line.


Escritório De Tecnologia Social Da UFC.

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social é um projeto de extensão da UFC composto por estudantes e professores da área de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Os objetivos do escritório são promover uma experiência profissional na prática e formação técnica para os estudantes, e contribuir com a democratização do acesso aos serviços de arquitetura e engenharia para famílias com renda de até 3 salários mínimos. A metodologia usada pelo escritório é a execução de reuniões gerais, reuniões dos departamentos administrativo, gestão de projetos, comunicação, gestão de pessoas e financeiro, operacionalização de tarefas dos departamentos e de tarefas de comissões específicas, webinários e minicursos, visitas, e execução e de projetos de regularização fundiária, arquitetônicos, hidrossanitários e elétricos. Por conta da pandemia da COVID – 19, que levou à suspensão das atividades presenciais na UFC, os resultados foram limitados ao que foi possível executar de forma remota. Logo, com relação ao resultado individual, houve a participação de reuniões gerais, do departamento de comunicação e das comissões do manual geral e do manual de retorno, assim como executei as tarefas delegadas a mim nesses espaços. Participei também do webinário de usucapião e de um dos dois cursos organizados, o de inspeção predial. Com relação a execução de projetos, elaborou-se um projeto de regularização fundiária para ser refeito, que não poderia ser continuado por conta da pandemia. Por fim, considero que os objetivos do projeto nesse período foram cumpridos em parte, com foco mais na formação e organização interna para uma possível volta ao funcionamento presencial, mas sem a parte muito importante de execução de projetos.

Autor: Filipe Lessa de Sousa.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXIX Encontro de Extensão em 2020 de forma on-line.


Atuação Do Escritório De Tecnologia Social (ETecS) Durante a Pandemia De COVID-19.

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social (ETecS) é um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal do Ceará que presta assistência técnica em serviços de Arquitetura e Engenharia para a população de baixa renda da região metropolitana de Fortaleza, atuando em projetos de construção, reforma e regularização fundiária. Diante do cenário atual, decorrente da Pandemia de Covid-19, para seguir os protocolos de segurança, fez-se necessário a adoção de medidas que viabilizassem as atividades presenciais de maneira remota, já que, a atuação em campo para realização dos serviços era, inicialmente, indispensável. Nesse sentido, e considerando a problemática vivenciada, este estudo foi conduzido com o objetivo de apresentar como o escritório conseguiu atuar durante a pandemia, a fim de continuar promovendo, de maneiras alternativas, suas funções. Dessa forma, a metodologia adotada para prosseguir com os trabalhos do projeto, foi a realização de atividades voltadas para demandas internas, priorizando o aprimoramento das habilidades dos membros, por meio da realização cursos, webnários, confecção de manuais, para consultas internas, e a conclusão de pendências em projetos. Somado a isso, foi possível realizar uma ação social em uma comunidade localizada no município de Caucaia, com o intuito de arrecadar alimentos para a distribuição dos moradores, visto que, com a diminuição do turismo na área, encontravam-se em uma situação de vulnerabilidade econômica. Além disso, está sendo implantado um programa que oferece consultorias online para os solicitantes, no qual eles poderão ser orientados em situações reais que incluam diversas situações. Portanto, apesar das dificuldades, foi possível a obtenção de conhecimentos e elaboração de registros escritos, que futuramente irão servir como base para muitos projetos, além da realização de uma ação social, durante os meses iniciais do isolamento social, tais fatores foram primordiais para manter o escritório em funcionamento remoto.

Autores: Camila Furtado Rodrigues, Janaina Mesquita da Silva, Debora Paulino Ferreira da Silva.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXIX Encontro de Extensão em 2020 de forma on-line.


Melhoria Habitacional: Ferramenta Da Assistência Técnica Para a Diminuição Do Déficit Habitacional.

Resumo

No Brasil, segundo relatório feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias em 2019, o déficit habitacional é estimado em 7,97 milhões de moradias. Essa estatística se soma às mais de 15 milhões de casas que precisam de melhorias para serem melhor habitáveis. Além disso, estima-se, também, que 85% das moradias são construídas e reformadas por autoconstrução e autogestão, ou seja, sem o auxílio de profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia Civil, como consta na pesquisa de 2015 feita pelo CAU/BR e pelo Instituto Data Folha. Diante desse contexto, é evidente que as políticas públicas no setor habitacional são insuficientes para a demanda da população em situação de vulnerabilidade social, e ainda são voltadas para a construção de novas casas e para o reassentamento de famílias por questões complexas no âmbito dos setores imobiliário, urbano e político. Soma-se a isso o baixo conhecimento por parte da comunidade acerca dos seus direitos em Assistência Técnica e do potencial que um bom projeto de arquitetura tem, em se tratando de produção de moradia digna e confortável. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do Escritório de Tecnologia Social (ETECS), que tem como objetivo diminuir a desigualdade social e democratizar os serviços de engenharia civil e arquitetura, além de transmitir conhecimento para a população de baixa renda, na produção de melhoria habitacional. O estudo se deu por meio da pesquisa de projetos e soluções construtivas voltadas para melhorar ventilação, acessibilidade, conforto e infraestrutura das moradias. Assim, foi possível compreender como os conhecimentos técnicos desses profissionais podem melhorar a qualidade das casas, sendo importante para a produção de moradia digna, contribuindo para a diminuição da desigualdade social e do déficit habitacional.

Autores: Vitória Queiroz Pinho, Milena Ribeiro.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXX Encontro de Extensão em 2021 de forma on-line.


Escritório De Tecnologia Social: Assistência Técnica à Comunidade Vila Mangue Seco.

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social (ETECS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza trabalhos sociais destinados a pessoas com renda de 0 a 3 salários mínimos, na área de engenharia e arquitetura atualmente através do PROGENTE. Os serviços prestados pelo escritório incluem Projetos arquitetônicos, Regularização fundiária, Projetos elétricos, Inspeção predial e Projetos hidrossanitários. Atualmente o escritório está trabalhando em um projeto de reforma/adaptação junto à comunidade vila Mangue Seco, localizada em Jijoca de Jericoacoara, em um assentamento do Incra. O espaço físico destinado à reforma será de uma pousada, que possui em seu terreno a sede da Associação de moradores da comunidade. A associação de moradores da comunidade é de gestão da população local e seus fundos devem servir aos interesses coletivos da comunidade. Diante de um cenário de isolamento e medidas sanitárias devido a pandemia por Covid-19, o atendimento das demandas são realizadas primeiramente de forma on-line. Após a solicitação feita, foi constatado que os requisitos se encaixam nas condições da lei de assistência técnica social. Dessa forma, foi elaborado, junto aos representantes da comunidade, o Programa de Necessidades da Pousada Vila Mangue Seco. Logo, foi identificado a necessidade de levantamento arquitetônico para elaboração do projeto de reforma. Por conseguinte, quatro membros do escritório farão a visita ao local para obter as informações necessárias e prosseguir com o projeto. Por fim, visto a necessidade de contribuir para melhoria da pousada que atenderá grande parte da população da comunidade vila Mangue Seco, será realizado a visita e apresentado posteriormente os resultados obtidos. Possibilitando o desenvolvimento social e econômico da comunidade, contribuindo também para a construção de um futuro melhor por meio do combate às desigualdades e a busca da garantia de direitos básicos

Autores: Pedro Henrique Andrade Bleasby, Virgínia Elaine Vascocelos.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no VI Encontro de Iniciação Acadêmica em 2021 de forma on-line.


Importância Social Do Escritório De Tecnologia Social (ETecS) Para a Comunidade De Fortaleza Durante o Período Da Pandemia De COVID-19.

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social (ETecS), atua como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, auxiliando, de forma técnica, em serviços de Arquitetura e Engenharia a população economicamente vulnerável da região metropolitana de Fortaleza. Diante do cenário, decorrente da Pandemia de Covid–19, novas metodologias de serviços foram adotadas, de modo a seguir os protocolos de segurança. Nesse sentido, e considerando a problemática vivenciada, este estudo foi conduzido com o objetivo de abordar um projeto interno, denominado PROGENTE, desenvolvido pelo escritório durante o período de isolamento social. O PROGENTE é um projeto de prestação de serviços online, implantado no início de março de 2021, que atende às famílias que se encaixam na lei Federal nº 11.888/2008, e que desejam orientações técnicas para construir, reformar ou solucionar problemas de desempenho da edificação. O serviço é solicitado por meio de um formulário eletrônico, disponibilizado nas redes sociais e no site oficial do escritório, no qual são requisitadas informações sobre o produto que o solicitante deseja obter de sua consultoria, sendo que, especificamente o projeto abrange demandas de arquitetura de interiores, compra de imóveis, leitura de projetos de arquitetura e engenharia, melhoria habitacional, execução no canteiro de obras, orçamentação e outros serviços, possíveis de atendimento remoto. Além disso, as análises, recomendações e referências são explanadas em um relatório de forma concisa, devidamente revisado pela coordenadoria, composta por dois engenheiros civis e uma arquiteta, e que engloba de maneira atingível as necessidades expostas pelo solicitante no formulário de atendimento preenchido inicialmente. Dessa forma, o ETecS, por meio do PROGENTE, vem atuando de maneira eficaz na entrega de serviços acessíveis para o público alvo, aperfeiçoando as metodologias de abordagem na sociedade para que a quantidade e qualidade dos serviços estejam em constante progresso.

Autores: Janaina Mesquita da Silva, Camila Furtado Rodrigues, Arilena Nobre Gois.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no XXX Encontro de Extensão em 2021 de forma on-line.


O Emprego De Ferramentas De Gestão Como Metodologia Aplicada0 Durante o Período Remoto No ETecS.

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social (ETecS) presta assistência técnica em serviços de Arquitetura e Engenharia à população economicamente vulnerável da região metropolitana de Fortaleza, atuando em projetos de regularização fundiária, construção e reforma. Contudo, esses processos vieram a enfrentar o cenário da pandemia por Covid-19 no período que se entende desde os primeiros meses do ano de 2020 até os dias atuais, gerando instabilidade no escritório devido a impossibilidade de exercer suas principais atividades presencialmente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia de atuação remota implementada pelo EtecS. Para tanto, foi necessário que o escritório se reinventasse, com o emprego de métodos administrativos remotos de funcionamento que tornassem possível continuar contribuindo com a comunidade, principalmente com a aplicação de ferramentas de gestão. Dessa forma, a metodologia adotada consistiu no emprego de softwares como o Power BI, Microsoft Teams e Trello, dentre outros, de modo a permitir a realização de atividades voltadas para demandas internas, como o aprimoramento das habilidades dos membros, a partir de cursos, webinários, elaboração de manuais para consultas internas e a finalização de alguns projetos incompletos. Além disso, foi desenvolvido um programa que oferece consultorias online para os solicitantes, o qual eles podem ser orientados em situações reais nos cenários de Arquitetura e Engenharia. Em síntese, tomando todas essas condições e medidas como base, o emprego de ferramentas de trabalho virtual se tornou crucial para dar continuidade ao funcionamento do escritório neste período, de forma que esses parâmetros estruturaram um modelo de trabalho replicável que demonstra uma inquestionável adaptabilidade por parte dos envolvidos.

Autor: Gabriel Rômulo Conceição Uchoa.

Este trabalho foi apresentado pelos membros do Escritório de Tecnologia Social (ETecS) no VI Encontro de Iniciação Acadêmica em 2021 de forma on-line.

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